sábado, 25 de abril de 2015

Mons. Brito visita Comunidade Servos da Divina Misericórdia na Diocese de Petrópolis-RJ

Durante os dias 23 a 27 de abril, nosso pároco Mons. Raimundo Brito juntamente com Pe. Agnaldo Oliveira, Reitor do Seminário Maior da Diocese de Zé Doca, estará visitando a comunidade católica Servos da Divina Misericórdia na cidade de Guapimirim, Diocese de Petrópolis- RJ.

A história da Comunidade Servos da Divina Misericórdia começa no dia 25 de janeiro de 2001, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Olaria – Arquidiocese do Rio de Janeiro. Partindo do testemunho de conversão do fundador, Irmão Ricardo Lavra. Essa é uma comunidade católica de vida e aliança, que há 13 anos serve a Igreja, tendo como carisma: “Semear a Misericórdia em todos os Corações”.


terça-feira, 21 de abril de 2015

2º Encontro de Formação para Catequistas é realizado no Centro Pastoral em Zé Doca



No ultimo final de semana, dias 18 e 19 de abril, foi realizado no Centro Pastoral da Paróquia Catedral de Santo Antônio, em Zé Doca, o 2º Encontro de Formação para Catequistas que contou com participação de, aproximadamente, setenta catequistas. Este encontro de formação teve como tema “Missão do Catequista na Igreja”, baseado na Encíclica do Papa Francisco “Evangelii Gaudium” (A Alegria do Evangelho).

O encontro teve inicio as 07:30 da manhã de sábado com o café da manhã, seguido da oração, preparada pela coordenação paroquial da catequese, e acolhida feita por nosso pároco, Padre Raimundo Brito, que desejou a todos um bom estudo e pediu bastante empenho, para que, assim, possam levar a Boa-Nova de Jesus às crianças e jovens de nossa paróquia. Feita toda esta mística de abertura, deu-se início a formação ministrada por prof. Raimundo Nonato, que de forma bastante descontraída repassou os ensinamentos que Santo Padre colocou em sua encíclica, trazendo para o trabalho catequético. 

As 4hs da tarde – horário em que inicia a catequese na catedral – todos foram convidados a Celebrar a Palavra de Deus, agora, também, com a presença das crianças, adolescentes e jovens da catequese, que atentamente participaram desse momento celebrativo.

No dia seguinte, todos os participantes foram convidados a participar da Santa Missa na Catedral de Santo Antônio, que foi presidida por Padre Brito. Após a celebração, todos voltaram para o centro pastoral, onde fizeram uma avaliação do trabalho dos catequistas nas comunidades e planejaram formas de trabalhos a serem seguidas pelos catequistas, definindo datas para novos encontros. São elas:

28/06 – Encontro de Planejamento para o 2º Semestre

02/08 – Encontro de Formação para os Catequistas

Chegando ao fim do encontro, Padre Brito agradeceu a participação de todos e desejou um bom trabalho em suas comunidade. Por fim, foram pedidas as bênçãos para os alimentos oferecidos a todos os participantes.





























terça-feira, 7 de abril de 2015

Celebrações da Semana Santa na Catedral de Santo Antônio

A Semana Santa é o tempo em que todos os cristão buscam renovar sua fé por meio dos mistérios pascais – paixão, morte e ressurreição – celebrados durante a mesma. Na Paróquia Catedral de Santo Antônio, as celebrações da Semana Santa iniciaram-se oficialmente no Domingo, dia 29 de março, por volta das 16:30 hs, com a celebração do Domingo de Ramos, que teve inicio na Comunidade Consolata, de onde todo povo de Deus presente saiu em procissão, louvando, rezando e dizendo: “Hosana ao Filho de Davi! Bendito aquele que vem em nome do Senhor!”. A procissão percorreu algumas ruas da paróquia indo em direção a Catedral de Santo, onde deu-se continuidade a Santa Missa presidida por nosso bispo Dom João Kot, OMI. 

Segunda-feira, as 19:30, foi celebrada a Missa do Perfume, que foi presidida novamente, por Dom João,  e concelebrada por Pe. Raimundo Brito, pároco da Paróquia Catedral de Santo Antônio. O sentido da Missa do Perfume, está no Evangelho do dia (Jo 12, 1-11), onde Maria, irmã de Lázaro, unge os pés de Jesus com um perfume de nardo puro, enxugando-os com o cabelo, significando uma preparação para a paixão, morte e ressurreição de nosso Senhor, pois Ele mesmo é o maior perfume, a essência que nos alegra e nos dá força para superar as dificuldades.

Durante toda terça-feira, foi disponibilizado a todos os fiéis católicos o sacramento da confissão, ministrado por nosso bispo e padres que residem em nossa paróquia.

Já na quarta-feira, a programação iniciou-se as 08:00 da manhã com a Santa Missa para os idosos, presidida por Pe. Márcio Junior. Ao final da celebração foi oferecido o pequeno lanche para todas as pessoas presentes. A noite, às 19:30, foi realizada a celebração da Santa Missa presidida por Dom João.

A programação de quinta-feira teve inicio às 08:00 hs da manhã, com a missa das crianças, que foi presidida por Pe. Brito. Nesta missa, também, foi realizado com as crianças o rito do lava-pés, e ao final foram distribuídos bombons de chocolate, com o desejo de feliz páscoa. As 19:30 hs foi o momento de juntos celebrarmos a Santa Missa da Ceia do Senhor, que foi presidida por Dom João, e celebrada alegremente por todo povo de Deus, dando inicio ao Tríduo Pascal. A representação dos apóstolos foi feita por homens e mulheres de nossa paróquia, significando a igualdade entre todos os filhos de Deus. Ao final da celebração, todos foram convidados a se juntarem em adoração ao Santíssimo Sacramento, na capela da Catedral de Santo Antônio, onde grupos, pastorais e movimentos de nossa paróquia se fizeram presentes, durante a noite (até as 00:00) e pela manhã até o meio-dia da sexta-feira santa.

Sexta-Feira Santa, eis o dia em que fiéis católicos de todo o mundo, por meio de encenações e reflexões sobre a paixão e morte. Na Paróquia Catedral de Santo Antônio, a via-sacra e celebração do beijo da cruz teve inicio na Capela de Nossa Senhora de Guadalupe as 16:00, percorrendo algumas ruas da paróquia, onde os grupos pastorais e movimentos em meio a simbologias refletiram sobre as dificuldades e problemas vividos em nossa sociedade. Ao chegar na Catedral deu-se continuidade a celebração, com a Oração Universal, seguida da adoração do Cristo na Cruz.

E chegou o grande dia! As 19:30 hs de sábado, foi celebrada a Vigília Pascal, que teve inicio à frente da catedral, onde foi realizada a benção do fogo e acendido o Círio Pascal. Antes desse momento, o Ministério Jovem da RCC de Zé Doca, fez uma pequena coreografia dando inicio a celebração. Completado o rito, todos seguiram, em procissão, o círio pascal, que foi levado por Dom João, para o interior da Catedral. Após o círio ser colocado no presbitério, foi feita a proclamação da páscoa, com o cântico do exulte. Após homilia, Dom João pediu a benção para água, e em seguida, todos os cristãos católicos presentes fizeram sua renovação das promessas batismais, renovando sua fé e seu compromisso com a igreja, ao final sendo aspergidos e purificados pela água benta. 

CRISTO RESSUSCITOU!!! Ao fim da Vigília Pascal todos foram convidados a saírem em uma bonita caminhada ao redor da Catedral, com tochas e velas acesas, cantando, rezando e proclamando: Cristo ressuscitou! Aleluia!

Que juntos, possamos ressuscitar em Cristo para uma vida nova, vida de amor e esperança, levando conosco os ensinamentos que nos deixou. 

FELIZ PÁSCOA!

Clique aqui e veja fotos das celebrações da Semana Santa.