sexta-feira, 27 de maio de 2016

Solenidade de Corpus Christi é celebrada em Zé Doca

“Isto é o meu corpo, que é dado por vocês... e Este cálice é a nova aliança do meu sangue, façam isto em minha memória.” (Lc 22, 19b-20)
 
Nesta quinta-feira, dia 26 de Março, dia de Corpus Christi, onde todos os cristãos católicos são convidados a manifestarem sua fé em Jesus na Sagrada Eucaristia, seja por meio de louvores, orações ou da adoração ao Santíssimo Sacramento.
  
 

Em nossa cidade de Zé Doca, a Solenidade do Corpo de Cristo teve início às 16:30 no salão paroquial da Paróquia São João B. de La Salle e Nossa Sra. Aparecida com a Adoração Eucarística, em seguida deu-se início a procissão percorrendo algumas ruas de nossa cidade. Durante a procissão realizou-se três paradas (Capela de São Raimundo Nonato – Vila Barroso; Em frente ao Hospital Municipal; Praça do Viva - Zé Doca) com meditações, orações e adoração ao Santíssimo, sendo que entre as paradas foi, também, rezado o Terço Mariano e o Terço da Misericórdia. Chegando à Catedral de Santo Antônio, deu-se início à Santa Missa presidida pelo nosso bispo Dom João Kot, OMI e concelebrada pelo nosso pároco, Pe. Raimundo Brito, e pelo Pe. José Raimundo, Vigário paroquial.
 
 
Parabéns às duas paróquias de nossa cidade pela organização e participação da Solenidade Corpus Christi. Que o Corpo e Sangue de Cristo seja sempre a nossa força. Amém!





 










 

























 
 





terça-feira, 24 de maio de 2016

Festa do “Corpo de Cristo”, pão da vida que desceu do céu. Convite!

No próximo dia 26 de maio (Quinta-feira), nossa Santa Mãe Igreja nos convida a celebrar solenemente Jesus Cristo na Sagrada Eucaristia. Mais por que esta solenidade é celebrada em uma quinta-feira?
 
Esta festa é celebrada na quinta-feira, em alusão à Quinta-feira santa, dia em que, reunido com os apóstolos, Jesus realizou a instituição do sacramento da Eucaristia.
“A seguir, Jesus tomou um pão, agradeceu a Deus, o partiu e distribuiu a eles, dizendo: “Isto é o meu corpo, que é dado por vocês, façam isto em minha memória” Depois da ceia, Jesus fez o mesmo com o cálice, dizendo: “Este cálice é a nova aliança do meu sangue, que é derramado por vocês...” (Lc 22, 19-20)
 
 
Em nossa cidade de Zé Doca, a solenidade de Corpus Christi terá início as 16:00 no salão paroquial da Paróquia São João B. de La Salle e Nossa Sra. Aparecida no Bairro São Francisco com a Adoração Eucarística em seguida teremos a procissão que percorrerá algumas ruas de nossa cidade em direção à Catedral de Santo Antônio, onde se encerrará esta solenidade com celebração da Santa Missa presidida por nosso Bispo Dom João.
 
Convidamos a todo o povo de Deus para esta festa onde cantamos louvores a Jesus presente na hóstia Santa. 
 

Origem da Celebração
 
A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.
 
Em 1264, o Papa Urbano IV através da Bula Papal "Trasnsiturus de hoc mundo", estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração. Compôs o hino “Lauda Sion Salvatorem” (Louva, ó Sião, o Salvador), ainda hoje usado e cantado nas liturgias do dia pelos mais de 400 mil sacerdotes nos cinco continentes.
 
Fonte: Canção Nova

 

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Mês Mariano com o Terço nas Familias





Viva, viva, viva

Viva Nossa Senhora!

Salve, ó Mãe de Jesus,
Viva Nossa Senhora!


Maio, mês dedicado à Maria, mãe de Jesus. Mês em que veneramos e nos aproximamos ainda mais de Nossa Senhora por meio de nossos pedidos e devoções. Também neste mês, várias fiéis e comunidades se reúnem para realizar a reza do Terço nas Famílias, momento em que dá mais ânimo para cada família dá testemunho de sua vida cristã. 

Expressando a grandeza de Maria, ela é homenageada com vários títulos: Nossa senhora Aparecida, Nossa. Sra. da Conceição, Nossa Sra. de Fátima, Nossa Senhora de Nazaré, dentre tantas outras homenagens a ela feita com devoção e alegria.

Em nossa Paróquia Catedral de Santo Antônio, as comunidades já estão realizando as celebrações do mês Mariano. E com a proximidade da Festividade de Santo Antônio, já começa sua divulgação. Assim, no final do mês, junto com as celebrações do Terço nas Famílias, será realizado o Tríduo em preparação ao Festejo de Santo Antônio.

Que Nossa Senhora interceda e abençoe todas as famílias, para que nelas possam reinar paz, amor, união e alegria.

Viva a Mãe de Jesus e nossa Mãe!